• .
NOSSA SENHORA DA SAÚDE.
.
A HISTÓRIA
O Século XVl  foi muito triste para a Europa, com muitas doenças e a grande peste, conhecida como a peste negra.
Ela assolou todo o continente, principalmente Portugal. O ano de 1569 foi o pior de todos. Os hospitais estavam lotados, não havia onde colocar tantos doentes, muitas pessoas já haviam morrido.
O Rei de Portugal, Dom Sebastião, sem mais recursos, pediu ajuda até para a Espanha mandar seus médicos e remédios para o socorro.
.
O MILAGRE
O povo de Portugal, em desespero, organizou várias missas orações e procissões com a imagem de Nossa Senhora durante vários meses.
.
Perto da igreja da cidade de Sacavém, os coveiros tiveram que abrir muitas covas para enterrar tantas pessoas que já haviam morrido por causa da peste.
E aconteceu que, ao abrirem uma cova, acharam uma pequena imagem de Nossa Senhora.
.
Todos viram o fato como um milagre e começaram a rezar e fazer procissões  pedindo o fim da peste. No ano seguinte as mortes foram diminuindo até acabarem.
.
A FESTA
A população então escolheu o dia 20 de abril para comemorar o fim da grande peste, e com uma grande procissão, escolheram o nome de Nossa Senhora da Saúde, para agradecer a ajuda de Maria Santíssima.
.
A partir deste ano de 1570, em  todos os anos é comemorado o dia da Santa que acabou com a peste em Portugal.
.
Esta devoção, então, se expandiu para a Espanha e por toda a Europa, e Nossa Senhora é lembrada e venerada com este nome há quase 450 anos.
.
A DEVOÇÃO NO BRASIL
Na cidade de São Paulo existe a Igreja de Nossa Senhora da Saúde.
A Paróquia recebeu uma imagem da Santa, vinda de Portugal.
Todo dia 15 de agosto é celebrada a festa em honra a Nossa Senhora da Saúde.
    8 2
    . NOSSA SENHORA DA SAÚDE. . A HISTÓRIA O Século XVl foi muito triste para a Europa, com muitas doenças e a grande peste, conhecida como a peste negra. Ela assolou todo o continente, principalmente Portugal. O ano de 1569 foi o pior de todos. Os hospitais estavam lotados, não havia onde colocar tantos doentes, muitas pessoas já haviam morrido. O Rei de Portugal, Dom Sebastião, sem mais recursos, pediu ajuda até para a Espanha mandar seus médicos e remédios para o socorro. . O MILAGRE O povo de Portugal, em desespero, organizou várias missas orações e procissões com a imagem de Nossa Senhora durante vários meses. . Perto da igreja da cidade de Sacavém, os coveiros tiveram que abrir muitas covas para enterrar tantas pessoas que já haviam morrido por causa da peste. E aconteceu que, ao abrirem uma cova, acharam uma pequena imagem de Nossa Senhora. . Todos viram o fato como um milagre e começaram a rezar e fazer procissões pedindo o fim da peste. No ano seguinte as mortes foram diminuindo até acabarem. . A FESTA A população então escolheu o dia 20 de abril para comemorar o fim da grande peste, e com uma grande procissão, escolheram o nome de Nossa Senhora da Saúde, para agradecer a ajuda de Maria Santíssima. . A partir deste ano de 1570, em todos os anos é comemorado o dia da Santa que acabou com a peste em Portugal. . Esta devoção, então, se expandiu para a Espanha e por toda a Europa, e Nossa Senhora é lembrada e venerada com este nome há quase 450 anos. . A DEVOÇÃO NO BRASIL Na cidade de São Paulo existe a Igreja de Nossa Senhora da Saúde. A Paróquia recebeu uma imagem da Santa, vinda de Portugal. Todo dia 15 de agosto é celebrada a festa em honra a Nossa Senhora da Saúde.
  • .
CONFISSÃO
A instituição do sacramento da Confissão (também conhecido como Reconciliação) foi instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo, já ressuscitado (João 20, 21-23) .
.

PECADO passos
1. Inteligência / pensamento
2. Sentimento / desejo
3. Vontade de fazer
4. Permissão / Consentimento.
Sem consentimento, não há pecado.
.
CONFISSÃO exigências
Acusar-se (assuma seu pecado)
Arrepender-se (não vou fazer mais)
.
Observação importante
Sem o propósito de nunca mais fazer, a Confissão não é válida.
.
TENTAÇÃO
Jamais se exponha
Nunca enfrente, fuja
.
INIMIGO
É poderoso, mas lembre-se:
Não tenha medo, Eu venci o mundo
Somente com auxílio divino, pode-se derrota-lo.
.
AVISO
Jesus lhe disse: Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior
(João 5, 14) .
.
.......................
Vale a pena conferir :
João 20, 21-23

21 Disse-lhes outra vez: “A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós”.
.
22 Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: “Recebei o Espírito Santo.
.
23 Àqueles a quem perdoardes os pecados, lhes serão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, lhes serão retidos”.
................
Em tempo :
Para uma boa Confissão, recomenda-se, antecipadamente, fazer Exame de Consciência.
    7 1
    . CONFISSÃO A instituição do sacramento da Confissão (também conhecido como Reconciliação) foi instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo, já ressuscitado (João 20, 21-23) . . PECADO passos 1. Inteligência / pensamento 2. Sentimento / desejo 3. Vontade de fazer 4. Permissão / Consentimento. Sem consentimento, não há pecado. . CONFISSÃO exigências Acusar-se (assuma seu pecado) Arrepender-se (não vou fazer mais) . Observação importante Sem o propósito de nunca mais fazer, a Confissão não é válida. . TENTAÇÃO Jamais se exponha Nunca enfrente, fuja . INIMIGO É poderoso, mas lembre-se: Não tenha medo, Eu venci o mundo Somente com auxílio divino, pode-se derrota-lo. . AVISO Jesus lhe disse: Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior (João 5, 14) . . ....................... Vale a pena conferir : João 20, 21-23 21 Disse-lhes outra vez: “A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós”. . 22 Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: “Recebei o Espírito Santo. . 23 Àqueles a quem perdoardes os pecados, lhes serão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, lhes serão retidos”. ................ Em tempo : Para uma boa Confissão, recomenda-se, antecipadamente, fazer Exame de Consciência.
  • .
GLORIOSO SÃO JOSÉ.
O Anjo não lhe valeu? 
Valei-me São José !!! .
.
TERÇO DE SÃO JOSÉ
Aprenda a rezar:

Nas contas grandes :
Meu glorioso São José, 
nas vossas maiores aflições e tribulações, 
não vos valeu o anjo do Senhor? 
Valei-me, São José! .
.
Nas contas pequenas:
Valei-me, São José. .
.
No final, reze :

OFERECIMENTO:
“A vós, glorioso São José, ofereço este terço em louvor e glória de Jesus e Maria, para que seja minha luz e guia, minha proteção e defesa, minha fortaleza e alegria em todos os meus trabalhos e tribulações, principalmente na hora da agonia.

Pelo nome de Jesus, pela glória de Maria, imploro o vosso poderoso patrocínio, para que me alcanceis a graça que tanto desejo. Falai em meu favor, advogai a minha causa no céu e na terra, alegrai a minha alma para honra de Jesus, de Maria e vossa. Amém.”
    8 2
    . GLORIOSO SÃO JOSÉ. O Anjo não lhe valeu? Valei-me São José !!! . . TERÇO DE SÃO JOSÉ Aprenda a rezar: Nas contas grandes : Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações, não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-me, São José! . . Nas contas pequenas: Valei-me, São José. . . No final, reze : OFERECIMENTO: “A vós, glorioso São José, ofereço este terço em louvor e glória de Jesus e Maria, para que seja minha luz e guia, minha proteção e defesa, minha fortaleza e alegria em todos os meus trabalhos e tribulações, principalmente na hora da agonia. Pelo nome de Jesus, pela glória de Maria, imploro o vosso poderoso patrocínio, para que me alcanceis a graça que tanto desejo. Falai em meu favor, advogai a minha causa no céu e na terra, alegrai a minha alma para honra de Jesus, de Maria e vossa. Amém.”
  • .
TENTACAO 
Porque Deus permite? .
.
Quando uma pessoa ama, 
precisa provar seu amor
Se ama a Deus, 
na tentação, escolhe Ele... !!! .
.
(Padre Ângelo Magno, Vigário da Paróquia de Sant'Ana do Rio Vermelho em Salvador - Bahia) . ------------
Ninguém, sendo tentado, diga:
de Deus sou tentado;
porque Deus não pode
ser tentado pelo mal,
e a ninguém tenta .
Tiago 1:13 .
.
Não veio sobre vós tentação,
senão humana;
mas fiel é Deus, 
que não vos deixará
tentar acima do que podeis,
antes com a tentação
dará também o escape,
para que a possais suportar .
1 Coríntios 10:13

Bem-aventurado o homem 
que sofre a tentação; porque, 
quando for provado, receberá 
a coroa da vida, a qual o Senhor 
tem prometido aos que o amam.
Tiago 1:12
    3 0
    . TENTACAO Porque Deus permite? . . Quando uma pessoa ama, precisa provar seu amor Se ama a Deus, na tentação, escolhe Ele... !!! . . (Padre Ângelo Magno, Vigário da Paróquia de Sant'Ana do Rio Vermelho em Salvador - Bahia) . ------------ Ninguém, sendo tentado, diga: de Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta . Tiago 1:13 . . Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar . 1 Coríntios 10:13 Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. Tiago 1:12
  • .
ORAR POR VOCÊ.
PODE SER?

ORAÇÃO é um ato religioso que visa a ativar uma ligação, uma conversa, um pedido, um agradecimento, uma manifestação de reconhecimento ou, ainda, um ato de louvor diante de Deus.
.
A oração bem-feita toca o coração de Deus, incitando-o a ouvir-nos.
Quando rezamos, que todo o nosso ser se volte para Deus.
O Senhor deixar-se-á vencer e virá em nosso auxílio.
Reza e espera. Não te agites; a agitação é inútil.
Deus é misericórdia e há de escutar a tua oração.
A oração é a nossa melhor arma: é a chave que abre o coração de Deus.
Deves dirigir-te a Jesus, menos com os lábios do que com o coração.
(Padre Pio)

PEDIDO DE ORAÇÃO
“Se algum de vocês estiver doente, que chame os presbíteros da igreja, para que façam oração ...
Essa oração, feita com fé, salvará a pessoa doente.
O Senhor lhe dará saúde e perdoará os pecados que tiver cometido.
Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros, para que vocês sejam curados.
A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder.
.
Meus irmãos, se algum de vocês se desviar da verdade, e outro o fizer voltar para o bom caminho, lembrem disto:
quem fizer um pecador voltar do seu mau caminho salvará da morte esse pecador e fará com que muitos de seus pecados sejam perdoados
(Tiago 5 14:16 - 19:20)
    6 0
    . ORAR POR VOCÊ. PODE SER? ORAÇÃO é um ato religioso que visa a ativar uma ligação, uma conversa, um pedido, um agradecimento, uma manifestação de reconhecimento ou, ainda, um ato de louvor diante de Deus. . A oração bem-feita toca o coração de Deus, incitando-o a ouvir-nos. Quando rezamos, que todo o nosso ser se volte para Deus. O Senhor deixar-se-á vencer e virá em nosso auxílio. Reza e espera. Não te agites; a agitação é inútil. Deus é misericórdia e há de escutar a tua oração. A oração é a nossa melhor arma: é a chave que abre o coração de Deus. Deves dirigir-te a Jesus, menos com os lábios do que com o coração. (Padre Pio) PEDIDO DE ORAÇÃO “Se algum de vocês estiver doente, que chame os presbíteros da igreja, para que façam oração ... Essa oração, feita com fé, salvará a pessoa doente. O Senhor lhe dará saúde e perdoará os pecados que tiver cometido. Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros, para que vocês sejam curados. A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder. . Meus irmãos, se algum de vocês se desviar da verdade, e outro o fizer voltar para o bom caminho, lembrem disto: quem fizer um pecador voltar do seu mau caminho salvará da morte esse pecador e fará com que muitos de seus pecados sejam perdoados (Tiago 5 14:16 - 19:20)
  • .
PRESÉPIO DE NATAL.
.
PRESÉPIO, na língua portuguesa, designa o local da Natividade. 
O presépio, todavia, é também uma referência cristã que remete para o nascimento de Jesus em Belém, na companhia de São José e da Virgem Maria.. Conta a Bíblia no livro de Lucas 2,1-7 que, por motivo de recenseamento de toda a Galileia, José e Maria foram para as imediações da Judeia, na cidade de Davi, chamada de Belém.

De acordo com a mesma fonte, após o nascimento, Jesus foi envolto em panos e deitado em uma manjedoura destinada para a alimentação de animais, pois não havia lugar para eles na estalagem, e foi visitado, após o nascimento, por pastores da região, avisados por um anjo, de acordo com o livro de Lucas 2,10-16

UM COSTUME NATALINO 
Tornou-se costume em várias culturas montar um presépio quando é chegada a época de Natal.
.
O primeiro presépio do mundo teria sido montado em argila por São Francisco de Assis em 1223. Nesse ano, em vez de festejar a noite de Natal na Igreja, como era seu hábito, o Santo fê-lo na floresta da cidade de Greccio, na Itália, para onde mandou transportar uma manjedoura, um boi e um burro, para melhor explicar o Natal às pessoas comuns, camponeses que não conseguiam entender a história do nascimento de Jesus.
.
O costume espalhou-se por entre as principais Catedrais, Igrejas e Mosteiros da Europa durante a Idade Média, começando a ser montado também nas casas de Reis e Nobres já durante o Renascimento.
.
Em 1567, a Duquesa de Amalfi mandou montar um presépio que tinha 116 figuras para representar o nascimento de Jesus, a adoração dos Reis Magos e dos pastores ao Menino Jesus e o cantar dos anjos.
.
Foi já no Século XVIII que o costume de montar o presépio nas casas comuns se disseminou pela Europa e depois pelo mundo.

VALE A PENA REFLETIR
Quando Maria e José chegaram a Belém, a hospedaria estava cheia. Jesus nasceu mas não havia lugar para ele.
.
Por isso, eles pegaram em uma manjedoura e colocaram Jesus para dormir dentro dela (Lucas 2:6-7). A manjedoura serviu como o primeiro berço de Jesus.

Jesus é nosso rei mas ele veio à terra para ser servo (Marcos 10:45).
    5 0
    . PRESÉPIO DE NATAL. . PRESÉPIO, na língua portuguesa, designa o local da Natividade. O presépio, todavia, é também uma referência cristã que remete para o nascimento de Jesus em Belém, na companhia de São José e da Virgem Maria.. Conta a Bíblia no livro de Lucas 2,1-7 que, por motivo de recenseamento de toda a Galileia, José e Maria foram para as imediações da Judeia, na cidade de Davi, chamada de Belém. De acordo com a mesma fonte, após o nascimento, Jesus foi envolto em panos e deitado em uma manjedoura destinada para a alimentação de animais, pois não havia lugar para eles na estalagem, e foi visitado, após o nascimento, por pastores da região, avisados por um anjo, de acordo com o livro de Lucas 2,10-16 UM COSTUME NATALINO Tornou-se costume em várias culturas montar um presépio quando é chegada a época de Natal. . O primeiro presépio do mundo teria sido montado em argila por São Francisco de Assis em 1223. Nesse ano, em vez de festejar a noite de Natal na Igreja, como era seu hábito, o Santo fê-lo na floresta da cidade de Greccio, na Itália, para onde mandou transportar uma manjedoura, um boi e um burro, para melhor explicar o Natal às pessoas comuns, camponeses que não conseguiam entender a história do nascimento de Jesus. . O costume espalhou-se por entre as principais Catedrais, Igrejas e Mosteiros da Europa durante a Idade Média, começando a ser montado também nas casas de Reis e Nobres já durante o Renascimento. . Em 1567, a Duquesa de Amalfi mandou montar um presépio que tinha 116 figuras para representar o nascimento de Jesus, a adoração dos Reis Magos e dos pastores ao Menino Jesus e o cantar dos anjos. . Foi já no Século XVIII que o costume de montar o presépio nas casas comuns se disseminou pela Europa e depois pelo mundo. VALE A PENA REFLETIR Quando Maria e José chegaram a Belém, a hospedaria estava cheia. Jesus nasceu mas não havia lugar para ele. . Por isso, eles pegaram em uma manjedoura e colocaram Jesus para dormir dentro dela (Lucas 2:6-7). A manjedoura serviu como o primeiro berço de Jesus. Jesus é nosso rei mas ele veio à terra para ser servo (Marcos 10:45).
  • .
Prepare-se para o Natal rezando as 
ANTÍFONAS DO Ó”
ERO CRAS (virei amanhã)

As Antífonas do Ó são sete antífonas (aclamações) especiais a Cristo, cantadas no Tempo do Advento, especialmente de 17 a 23 de dezembro antes e depois do MAGNIFICAT, na hora canônica das Vésperas..
.
São assim chamadas porque tem início com esse vocativo e foram compostas entre o século VII e o século VIII, sendo um compêndio de cristologia da antiga Igreja, um resumo expressivo do desejo de salvação, tanto de Israel no Antigo Testamento, como da Igreja no Novo Testamento.
.
São orações curtas, dirigidas a Cristo, que resumem o espírito do Advento e do Natal. 
Expressam a admiração da Igreja diante do mistério de Deus feito Homem, buscando a compreensão cada vez mais profunda de seu mistério e a súplica final urgente: «Vem, não tardes mais!».
.
Todas as sete antífonas são súplicas a Cristo, em cada dia, invocado com um título diferente, um título messiânico tomado do Antigo Testamento.

Cada antífona é composta de uma invocação, ligada a um símbolo do Messias, e de uma súplica, introduzida pelo verbo vir.
.
ERO CRAS o acróstico
Se lidas em sentido inverso, isto é, da última para a primeira, as iniciais latinas da primeira palavra depois da interjeição «Ó», resultam no acróstico «ERO CRAS», que significa «chegarei amanhã, virei amanhã», que é a resposta do Messias à súplica dos fiéis.

17 de dezembro
Ó Sabedoria.

18 de dezembro
Ó Adonai.

19 de dezembro
Ó Raiz de Jessé.

20 de dezembro
Ó Chave de Davi.

21 de dezembro
Ó Oriente.

22 de dezembro
Ó Rei das nações.

23 de dezembro
Ó Emanuel.

Os dias 17 a 24 de dezembro formam, dentro do tempo do Advento, o período da preparação próxima para o Natal do Senhor. 
Segundo uma antiga tradição da Igreja, que remonta aos séculos VII e VIII, estas antífonas são aclamações a Cristo precedidas pelo vocativo Ó, de onde o seu nome.

Constituem um resumo da teologia do Advento: expressam o desejo de salvação da humanidade e a expectativa pela vinda de Jesus Cristo, invocado com títulos messiânicos do Antigo Testamento.
    3 0
    . Prepare-se para o Natal rezando as ANTÍFONAS DO Ó” ERO CRAS (virei amanhã) As Antífonas do Ó são sete antífonas (aclamações) especiais a Cristo, cantadas no Tempo do Advento, especialmente de 17 a 23 de dezembro antes e depois do MAGNIFICAT, na hora canônica das Vésperas.. . São assim chamadas porque tem início com esse vocativo e foram compostas entre o século VII e o século VIII, sendo um compêndio de cristologia da antiga Igreja, um resumo expressivo do desejo de salvação, tanto de Israel no Antigo Testamento, como da Igreja no Novo Testamento. . São orações curtas, dirigidas a Cristo, que resumem o espírito do Advento e do Natal. Expressam a admiração da Igreja diante do mistério de Deus feito Homem, buscando a compreensão cada vez mais profunda de seu mistério e a súplica final urgente: «Vem, não tardes mais!». . Todas as sete antífonas são súplicas a Cristo, em cada dia, invocado com um título diferente, um título messiânico tomado do Antigo Testamento. Cada antífona é composta de uma invocação, ligada a um símbolo do Messias, e de uma súplica, introduzida pelo verbo vir. . ERO CRAS o acróstico Se lidas em sentido inverso, isto é, da última para a primeira, as iniciais latinas da primeira palavra depois da interjeição «Ó», resultam no acróstico «ERO CRAS», que significa «chegarei amanhã, virei amanhã», que é a resposta do Messias à súplica dos fiéis. 17 de dezembro Ó Sabedoria. 18 de dezembro Ó Adonai. 19 de dezembro Ó Raiz de Jessé. 20 de dezembro Ó Chave de Davi. 21 de dezembro Ó Oriente. 22 de dezembro Ó Rei das nações. 23 de dezembro Ó Emanuel. Os dias 17 a 24 de dezembro formam, dentro do tempo do Advento, o período da preparação próxima para o Natal do Senhor. Segundo uma antiga tradição da Igreja, que remonta aos séculos VII e VIII, estas antífonas são aclamações a Cristo precedidas pelo vocativo Ó, de onde o seu nome. Constituem um resumo da teologia do Advento: expressam o desejo de salvação da humanidade e a expectativa pela vinda de Jesus Cristo, invocado com títulos messiânicos do Antigo Testamento.
  • .
NÃO FIQUE EM LUGAR ISOLADO NA IGREJA !!!.
.
Quando se vai a um cinema, procura-se um lugar isolado, para não ser incomodado ... para não ser perturbado.
.
Na Igreja, pelo contrário, deve-se procurar um lugar para se sentir perturbado, misturado com a comunidade, para louvar o Senhor também no irmão.
......................... .
Agradecendo a
Frederico Moreira (Padre FRED) vigário da Igreja Senhor da Paz da Arquidiocese de São Salvador na Bahia, em sua homilia proferida na Igreja de Santana do Rio Vermelho em 16 mar 2019.
    2 1
    . NÃO FIQUE EM LUGAR ISOLADO NA IGREJA !!!. . Quando se vai a um cinema, procura-se um lugar isolado, para não ser incomodado ... para não ser perturbado. . Na Igreja, pelo contrário, deve-se procurar um lugar para se sentir perturbado, misturado com a comunidade, para louvar o Senhor também no irmão. ......................... . Agradecendo a Frederico Moreira (Padre FRED) vigário da Igreja Senhor da Paz da Arquidiocese de São Salvador na Bahia, em sua homilia proferida na Igreja de Santana do Rio Vermelho em 16 mar 2019.
  • .
A VIRGEM DE GUADALUPE 
Nossa Senhora de Guadalupe, popularmente chamada de Virgem de Guadalupe, é a padroeira do México e Imperatriz da América, venerada pela Igreja Católica.

A Virgem de Guadalupe é representada por um ícone (manto) da Virgem Maria, que teria aparecido ao índio da tribo Nahua, Juan Diego Cuauhtlatoatzin, em Tepeyac, noroeste da Cidade do México, em 9 de Dezembro de 1531.
Atualmente este manto está depositado no Santuário de Guadalupe, destino de peregrinações de milhões de devotos.

Sua festa litúrgica é celebrada em 12 de dezembro desde 1754, quando o Papa Bento XIV oficializou o título mariano.

Nossa Senhora de Guadalupe, além de padroeira do México, é também reverenciada como padroeira da Cidade do México (desde 1737), padroeira da América Latina (desde 1945) e Imperatriz da América desde 2000.

Pelos relatos, a Senhora do Céu apareceu a Juan Diego, identificou-se como a mãe do verdadeiro Deus, fez crescer flores numa colina semidesértica em pleno inverno, as quais Juan Diego devia levar ao bispo, que exigira alguma prova de que efetivamente a Virgem havia aparecido.

Juan foi instruído por ela a dizer ao bispo que construísse um templo no lugar, e deixou sua própria imagem impressa milagrosamente em seu tilma, um tecido de pouca qualidade feito a partir do cacto, que deveria se deteriorar em 20 anos mas que não mostra sinais de deteriorização até ao presente.

Um estudo realizado no Instituto de Biologia da Universidade Nacional Autônoma do México, em 1946, comprovou que as fibras do tecido correspondem às fibras de agave, tais fibras não duram mais do que vinte anos.

Em ampliações da face de Nossa Senhora, os seus olhos, na imagem gravada, parecem refletir o que estava à sua frente em 1531 - Juan Diego, e o bispo.
O assunto tem sido objeto de inúmeras investigações científicas.

É venerada no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e a sua festa é celebrada em 12 de dezembro.
    4 2
    . A VIRGEM DE GUADALUPE Nossa Senhora de Guadalupe, popularmente chamada de Virgem de Guadalupe, é a padroeira do México e Imperatriz da América, venerada pela Igreja Católica. A Virgem de Guadalupe é representada por um ícone (manto) da Virgem Maria, que teria aparecido ao índio da tribo Nahua, Juan Diego Cuauhtlatoatzin, em Tepeyac, noroeste da Cidade do México, em 9 de Dezembro de 1531. Atualmente este manto está depositado no Santuário de Guadalupe, destino de peregrinações de milhões de devotos. Sua festa litúrgica é celebrada em 12 de dezembro desde 1754, quando o Papa Bento XIV oficializou o título mariano. Nossa Senhora de Guadalupe, além de padroeira do México, é também reverenciada como padroeira da Cidade do México (desde 1737), padroeira da América Latina (desde 1945) e Imperatriz da América desde 2000. Pelos relatos, a Senhora do Céu apareceu a Juan Diego, identificou-se como a mãe do verdadeiro Deus, fez crescer flores numa colina semidesértica em pleno inverno, as quais Juan Diego devia levar ao bispo, que exigira alguma prova de que efetivamente a Virgem havia aparecido. Juan foi instruído por ela a dizer ao bispo que construísse um templo no lugar, e deixou sua própria imagem impressa milagrosamente em seu tilma, um tecido de pouca qualidade feito a partir do cacto, que deveria se deteriorar em 20 anos mas que não mostra sinais de deteriorização até ao presente. Um estudo realizado no Instituto de Biologia da Universidade Nacional Autônoma do México, em 1946, comprovou que as fibras do tecido correspondem às fibras de agave, tais fibras não duram mais do que vinte anos. Em ampliações da face de Nossa Senhora, os seus olhos, na imagem gravada, parecem refletir o que estava à sua frente em 1531 - Juan Diego, e o bispo. O assunto tem sido objeto de inúmeras investigações científicas. É venerada no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e a sua festa é celebrada em 12 de dezembro.
  • .
TEMPO DO ADVENTO
O Advento é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. 
Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz. 
No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal 
Esse tempo possui 2 características: - Nas duas primeiras semanas, a nossa expectativa se volta para a segunda vinda definitiva e gloriosa de Jesus Cristo.
- As duas últimas semanas, visam a preparação para a celebração do Natal, a primeira vinda de Jesus.

Por isto, o Advento é um tempo de piedosa e alegre expectativa.

Dentre os vários símbolos que nos ajudam a mergulhar no mistério da encarnação e a vivenciar melhor este tempo, está a COROA DO ADVENTO. 
Feita de galhos sempre verdes entrelaçados, formando um círculo, no qual são colocadas 4 grandes velas representando as 4 semanas do Advento. 
Nas celebrações litúrgicas, a coroa pode ser, colocada ao lado do altar ou em qualquer outro lugar visível. 
A cada domingo uma vela é acesa; no 1° domingo uma, no segundo duas e assim por diante até serem acesas as 4 velas no 4° domingo. 
A luz nascente indica a proximidade do Natal, quando Cristo Salvador e Luz do Mundo, brilhará para toda a humanidade, e representa também, nossa fé e nossa alegria pelo Deus que vem. 
A COROA DO ADVENTO é simbolizada por:
FORMA CIRCULAR
O círculo não tem princípio, nem fim. É sinal do amor de Deus que é eterno, sem princípio e nem fim, e também do nosso amor a Deus e ao próximo que nunca deve terminar. 
RAMAS VERDES
Verde é a cor da esperança e da vida. Deus quer que esperemos a sua graça, o seu perdão misericordioso e a glória da vida eterna no final de nossa vida. 
FITA VERMELHA
A fita e o laço vermelho que envolvem a grinalda simbolizam o Amor de Deus ou o próprio Espírito Santo a embalar toda criação que é remida com a chegada de Jesus.
BOLAS
As bolas simbolizam os frutos do Espírito Santo que brotam no coração de cada cristão.
QUATRO VELAS
As quatro velas da coroa simbolizam, cada uma delas, uma das quatro semanas do Advento.
    1 0
    . TEMPO DO ADVENTO O Advento é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz. No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal Esse tempo possui 2 características: - Nas duas primeiras semanas, a nossa expectativa se volta para a segunda vinda definitiva e gloriosa de Jesus Cristo. - As duas últimas semanas, visam a preparação para a celebração do Natal, a primeira vinda de Jesus. Por isto, o Advento é um tempo de piedosa e alegre expectativa. Dentre os vários símbolos que nos ajudam a mergulhar no mistério da encarnação e a vivenciar melhor este tempo, está a COROA DO ADVENTO. Feita de galhos sempre verdes entrelaçados, formando um círculo, no qual são colocadas 4 grandes velas representando as 4 semanas do Advento. Nas celebrações litúrgicas, a coroa pode ser, colocada ao lado do altar ou em qualquer outro lugar visível. A cada domingo uma vela é acesa; no 1° domingo uma, no segundo duas e assim por diante até serem acesas as 4 velas no 4° domingo. A luz nascente indica a proximidade do Natal, quando Cristo Salvador e Luz do Mundo, brilhará para toda a humanidade, e representa também, nossa fé e nossa alegria pelo Deus que vem. A COROA DO ADVENTO é simbolizada por: FORMA CIRCULAR O círculo não tem princípio, nem fim. É sinal do amor de Deus que é eterno, sem princípio e nem fim, e também do nosso amor a Deus e ao próximo que nunca deve terminar. RAMAS VERDES Verde é a cor da esperança e da vida. Deus quer que esperemos a sua graça, o seu perdão misericordioso e a glória da vida eterna no final de nossa vida. FITA VERMELHA A fita e o laço vermelho que envolvem a grinalda simbolizam o Amor de Deus ou o próprio Espírito Santo a embalar toda criação que é remida com a chegada de Jesus. BOLAS As bolas simbolizam os frutos do Espírito Santo que brotam no coração de cada cristão. QUATRO VELAS As quatro velas da coroa simbolizam, cada uma delas, uma das quatro semanas do Advento.
  • .
IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA
Bem-Aventurada e Escolhida de Deus.
.
Feliz é quem dirige seu olhar à Virgem imaculada, escolhida pelo Pai, e a tem modelo e guia

Maria, a Imaculada Conceição, é repleta do amor divino desde o primeiro instante de sua existência.

Foi predestinada para ser Mãe do Redentor e associada a Ele no mistério da salvação.

Em Maria, escolhida por desígnio divino, resplandece a vocação dos discípulos de Cristo, chamados a tornarem-se Santos e Imaculados no Amor.

Em Maria, brilha a dignidade de cada Ser Humano, precioso aos olhos do Criador.
.................................................
VALE A PENA ESCLARECER

Padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição tem seu dia comemorado no dia 8 de dezembro, e por isso é feriado municipal em Salvador. 
A programação acontece nas paróquias e comunidades da Arquidiocese de Salvador que são dedicadas à Mãe de Jesus.

A Imaculada Conceição de Maria foi oficialmente reconhecida pela Igreja Católica a partir do Papa Pio IX que, em 1854, promulgou o dogma. 
A maternidade divina de Maria é origem de sua Imaculada Conceição.

A procissão de Nossa Senhora da Imaculada Conceição em Salvador percorre o comércio da Cidade Baixa e acontece todos os anos desde 1550 (a cidade foi fundada em 29 de março de 1549) sendo considerada a mais antiga do Brasil.
..........................................................
No dia 08 de dezembro ao meio-dia dia:
VALE A PENA FAZER UM PEDIDO

Conforme aparição de Nossa Senhora Rosa Mística em Fontanelle (Itália) foi revelado à vidente Pierina que, no dia 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, ao MEIO-DIA (12:00 hs), será a HORA DA GRAÇA UNIVERSAL. 
Nossa Senhora irá interceder, de maneira muito especial, pelos nossos pedidos, feitos neste horário.
    1 0
    . IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA Bem-Aventurada e Escolhida de Deus. . Feliz é quem dirige seu olhar à Virgem imaculada, escolhida pelo Pai, e a tem modelo e guia Maria, a Imaculada Conceição, é repleta do amor divino desde o primeiro instante de sua existência. Foi predestinada para ser Mãe do Redentor e associada a Ele no mistério da salvação. Em Maria, escolhida por desígnio divino, resplandece a vocação dos discípulos de Cristo, chamados a tornarem-se Santos e Imaculados no Amor. Em Maria, brilha a dignidade de cada Ser Humano, precioso aos olhos do Criador. ................................................. VALE A PENA ESCLARECER Padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição tem seu dia comemorado no dia 8 de dezembro, e por isso é feriado municipal em Salvador. A programação acontece nas paróquias e comunidades da Arquidiocese de Salvador que são dedicadas à Mãe de Jesus. A Imaculada Conceição de Maria foi oficialmente reconhecida pela Igreja Católica a partir do Papa Pio IX que, em 1854, promulgou o dogma. A maternidade divina de Maria é origem de sua Imaculada Conceição. A procissão de Nossa Senhora da Imaculada Conceição em Salvador percorre o comércio da Cidade Baixa e acontece todos os anos desde 1550 (a cidade foi fundada em 29 de março de 1549) sendo considerada a mais antiga do Brasil. .......................................................... No dia 08 de dezembro ao meio-dia dia: VALE A PENA FAZER UM PEDIDO Conforme aparição de Nossa Senhora Rosa Mística em Fontanelle (Itália) foi revelado à vidente Pierina que, no dia 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, ao MEIO-DIA (12:00 hs), será a HORA DA GRAÇA UNIVERSAL. Nossa Senhora irá interceder, de maneira muito especial, pelos nossos pedidos, feitos neste horário.
  • .
SÃO FRANCISCO XAVIER, filho de famílias aristocráticas navarras, foi um missionário católico e co-fundador da Companhia de Jesus, quando conheceu Inácio de Loyola, que sonhava formar uma companhia de apóstolos para a defesa e propagação do cristianismo no mundo.

A Igreja Católica Romana considera que tenha convertido mais pessoas ao Cristianismo do que qualquer outro missionário desde São Paulo, merecendo o epíteto de Apóstolo do Oriente. Ele exerceu a sua atividade missionária, especialmente na Índia Portuguesa e no Japão.

No litoral da China, onde pretendia entrar para evangelizar (que era proibido pelas autoridades), foi acometido por febres altas e dizimado pela peste, São Francisco Xavier morre a 3 de dezembro de 1552, (46 anos) numa humilde esteira de vimes, abraçado ao crucifixo que o velho amigo Inácio de Loyola lhe  tinha oferecido.

Foi intitulado Patrono Universal das Missões.
. ...............................
UM FATO CURIOSO
Pense em um absurdo e na Bahia, tem precedente
(Octávio Mangabeira, engenheiro, professor e político brasileiro. Foi governador da Bahia e membro da Academia Brasileira de Letras)

Você sabia que São Francisco Xavier é Padroeiro de Salvador - Bahia?

Seu dia litúrgico é 3 de dezembro e sua data comemorativa na tradição soteropolitana é 10 de maio. “São Francisco Xavier é o padroeiro da Cidade do Salvador, capital do estado da Bahia. Pouca gente sabe disso. Ignora-se também o porquê desse patrocínio.

Ainda nos tempos coloniais e do Brasil império, nossa cidade foi assolada, duas vezes, pela peste: uma em 1686 pela febre amarela e a outra, pela cólera morbus, em 1855. Como São Francisco Xavier morrera de peste, os jesuítas, sem duvida foram eles, sugeriram à população implorar a intercessão do santo. O atendimento foi imediato.

A peste cessou logo. Houve então um movimento popular que atingiu as autoridades locais ( no tempo o chamado Senado da Câmara) e foi dirigido ao papa de então, um pedido para que fosse declarado São Francisco Xavier padroeiro de nossa cidade. Em bula solene,datada de 10 de maio, foi São Francisco Xavier proclamando padroeiro, quer dizer, protetor especial da capital da Bahia.
    1 0
    . SÃO FRANCISCO XAVIER, filho de famílias aristocráticas navarras, foi um missionário católico e co-fundador da Companhia de Jesus, quando conheceu Inácio de Loyola, que sonhava formar uma companhia de apóstolos para a defesa e propagação do cristianismo no mundo. A Igreja Católica Romana considera que tenha convertido mais pessoas ao Cristianismo do que qualquer outro missionário desde São Paulo, merecendo o epíteto de Apóstolo do Oriente. Ele exerceu a sua atividade missionária, especialmente na Índia Portuguesa e no Japão. No litoral da China, onde pretendia entrar para evangelizar (que era proibido pelas autoridades), foi acometido por febres altas e dizimado pela peste, São Francisco Xavier morre a 3 de dezembro de 1552, (46 anos) numa humilde esteira de vimes, abraçado ao crucifixo que o velho amigo Inácio de Loyola lhe tinha oferecido. Foi intitulado Patrono Universal das Missões. . ............................... UM FATO CURIOSO Pense em um absurdo e na Bahia, tem precedente (Octávio Mangabeira, engenheiro, professor e político brasileiro. Foi governador da Bahia e membro da Academia Brasileira de Letras) Você sabia que São Francisco Xavier é Padroeiro de Salvador - Bahia? Seu dia litúrgico é 3 de dezembro e sua data comemorativa na tradição soteropolitana é 10 de maio. “São Francisco Xavier é o padroeiro da Cidade do Salvador, capital do estado da Bahia. Pouca gente sabe disso. Ignora-se também o porquê desse patrocínio. Ainda nos tempos coloniais e do Brasil império, nossa cidade foi assolada, duas vezes, pela peste: uma em 1686 pela febre amarela e a outra, pela cólera morbus, em 1855. Como São Francisco Xavier morrera de peste, os jesuítas, sem duvida foram eles, sugeriram à população implorar a intercessão do santo. O atendimento foi imediato. A peste cessou logo. Houve então um movimento popular que atingiu as autoridades locais ( no tempo o chamado Senado da Câmara) e foi dirigido ao papa de então, um pedido para que fosse declarado São Francisco Xavier padroeiro de nossa cidade. Em bula solene,datada de 10 de maio, foi São Francisco Xavier proclamando padroeiro, quer dizer, protetor especial da capital da Bahia.
  • .
O que estamos aclamando e proclamando em alto e bom tom para todos é que somente:
JESUS É NOSSO REI !!! .
.
REI é aquele que é o primeiro, é aquele que tem a primazia e reina sobre tudo e todos.
CRISTO tem a primazia da Igreja, que é Seu corpo, da qual Ele é a cabeça, da qual Ele está à frente.
E nós que fazemos parte desse corpo, que é a Igreja, estamos submissos a Ele e temos n’Ele a nossa cabeça, o nosso rei e nosso Senhor.

Quanto nós, como corpo, precisamos de uma cabeça que nos governe, porque, como perece o corpo quando não tem uma cabeça governando!. E precisamos ser essa cabeça do nosso próprio corpo, pois tem muito corpo desgovernado porque não tem cabeça ajuizada governando.

A Igreja, a humanidade e a sociedade:
- estão batendo cabeça.
- os corpos estão se perdendo.
- e a vida está perecendo.
Estamos vivendo uma vida desgovernada porque não há quem nos governe.

Quem nos governa, quem está à nossa frente é CRISTO JESUS.
Deus nos deu um rei para que reine sobre nós, para que reinemos com Ele para sempre na eternidade

Sabemos que, na história do povo de Deus, houve um período em que o povo era governado sem rei, era o próprio Deus quem governava. 
E o povo pediu a Deus um rei, e Ele deu um rei.

O grande rei que Deus nos deu é o Seu próprio Filho, não para um governo político e monárquico na compreensão dos tempos de hoje.
- Ele nos deu um rei para governar a nossa vida, para direcionar as nossas atitudes, para iluminar a sociedade e a humanidade.
- Ele nos deu um rei para que reine sobre nós, para que reinemos com Ele para sempre na eternidade.
- Ele nos deu um rei que trouxe o Seu reinado para a Terra, mas o reinado de Cristo não é como os reinos deste mundo..
Ele mesmo disse:
“O meu reino não é deste mundo pagão, mundanizado”.
.
O Reino de Deus é para quem obedece o Evangelho, para quem segue o Seu coração, para quem entrega a Ele o coração em espírito e verdade.

Proclamemos e aclamemos Cristo Rei e Senhor do Universo, mas proclamemos e aclamemos, também, Cristo Rei e Senhor da vida.

Permitamos que, a partir da cabeça, Cristo reine sobre os nossos pensamentos, sentimentos, nossa vontade e todo o nosso ser.
    1 0
    . O que estamos aclamando e proclamando em alto e bom tom para todos é que somente: JESUS É NOSSO REI !!! . . REI é aquele que é o primeiro, é aquele que tem a primazia e reina sobre tudo e todos. CRISTO tem a primazia da Igreja, que é Seu corpo, da qual Ele é a cabeça, da qual Ele está à frente. E nós que fazemos parte desse corpo, que é a Igreja, estamos submissos a Ele e temos n’Ele a nossa cabeça, o nosso rei e nosso Senhor. Quanto nós, como corpo, precisamos de uma cabeça que nos governe, porque, como perece o corpo quando não tem uma cabeça governando!. E precisamos ser essa cabeça do nosso próprio corpo, pois tem muito corpo desgovernado porque não tem cabeça ajuizada governando. A Igreja, a humanidade e a sociedade: - estão batendo cabeça. - os corpos estão se perdendo. - e a vida está perecendo. Estamos vivendo uma vida desgovernada porque não há quem nos governe. Quem nos governa, quem está à nossa frente é CRISTO JESUS. Deus nos deu um rei para que reine sobre nós, para que reinemos com Ele para sempre na eternidade Sabemos que, na história do povo de Deus, houve um período em que o povo era governado sem rei, era o próprio Deus quem governava. E o povo pediu a Deus um rei, e Ele deu um rei. O grande rei que Deus nos deu é o Seu próprio Filho, não para um governo político e monárquico na compreensão dos tempos de hoje. - Ele nos deu um rei para governar a nossa vida, para direcionar as nossas atitudes, para iluminar a sociedade e a humanidade. - Ele nos deu um rei para que reine sobre nós, para que reinemos com Ele para sempre na eternidade. - Ele nos deu um rei que trouxe o Seu reinado para a Terra, mas o reinado de Cristo não é como os reinos deste mundo.. Ele mesmo disse: “O meu reino não é deste mundo pagão, mundanizado”. . O Reino de Deus é para quem obedece o Evangelho, para quem segue o Seu coração, para quem entrega a Ele o coração em espírito e verdade. Proclamemos e aclamemos Cristo Rei e Senhor do Universo, mas proclamemos e aclamemos, também, Cristo Rei e Senhor da vida. Permitamos que, a partir da cabeça, Cristo reine sobre os nossos pensamentos, sentimentos, nossa vontade e todo o nosso ser.
  • .
SENHOR, LEMBRA-TE DE MIM
A poderosa oração de um condenado
.
Tudo se passou durante a crucificação, enquanto um ladrão zombava e desafiava a Jesus da mesma forma que tinha feito a multidão na via dolorosa, o outro ladrão repreendia-lhe acreditando que Ele era realmente o Messias esperado dos judeus, e declarando sua fé disse:
Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino
(Lucas 23.42) .
.................................................................
Confira em Lucas 23:32-43 
E também conduziram outros dois, que eram malfeitores, para com ele serem mortos.
...
E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo:
“Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós.
Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo:
Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?
E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez.
E disse a Jesus:
Senhor, LEMBRA-TE DE MIM, quando entrares no teu reino.
E disse-lhe Jesus:
“Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.
    1 0
    . SENHOR, LEMBRA-TE DE MIM A poderosa oração de um condenado . Tudo se passou durante a crucificação, enquanto um ladrão zombava e desafiava a Jesus da mesma forma que tinha feito a multidão na via dolorosa, o outro ladrão repreendia-lhe acreditando que Ele era realmente o Messias esperado dos judeus, e declarando sua fé disse: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino (Lucas 23.42) . ................................................................. Confira em Lucas 23:32-43 E também conduziram outros dois, que eram malfeitores, para com ele serem mortos. ... E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: “Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós. Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez. E disse a Jesus: Senhor, LEMBRA-TE DE MIM, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.
  • .
A Paróquia de Sant’ana do Rio Vermelho faz parte da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e tem como padroeira a Senhora Sant’Ana, esposa de São Joaquim e mãe da Virgem Maria..
.
A Provisão da Ereção do Curato de Sant’Ana do Rio Vermelho é datada de 5 de abril de 1913 e consta do Livro de Tombo redigido a partir de 12 de abril de 1913, dos arquivos da paróquia onde constam importantes relatos históricos.
    1 0
    . A Paróquia de Sant’ana do Rio Vermelho faz parte da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e tem como padroeira a Senhora Sant’Ana, esposa de São Joaquim e mãe da Virgem Maria.. . A Provisão da Ereção do Curato de Sant’Ana do Rio Vermelho é datada de 5 de abril de 1913 e consta do Livro de Tombo redigido a partir de 12 de abril de 1913, dos arquivos da paróquia onde constam importantes relatos históricos.