0
0
Um sintoma muito comum em algumas doenças reumáticas é a dor. Entretanto, a percepção de dor é algo muito pessoal. Por isso, em geral, o médico pede para que o paciente avalie a dor em uma escala de 0 a 10. Quando conversamos com parentes e cuidadores de pacientes reumáticos sempre aconselhamos a não subestimar a dor do outro, muitas vezes o que o paciente mais precisa é de acolhimento.
0
0
Março começa hoje e com ele a campanha de prevenção ao câncer colorretal. Segundo estudo do Hospital A.C. Camargo Cancer Center, em 2020, o número de pacientes diagnosticados caiu 46,3%, por uma série de fatores ligados a pandemia. O problema é que o atraso no diagnóstico faz com que haja uma piora no estágio clínico. Alguns sintomas que podem estar ligados ao câncer de intestino: alteração no hábito intestinal, sangue nas fezes, dor ou desconforto abdominal. Esteja sempre atento a qualquer sintoma e procure um médico.
0
0
A esclerodermia é uma doença autoimune que se caracteriza pelo depósito de colágeno na pele, daí a origem do nome que significa “pele dura”. Já na Esclerose Sistêmica outros órgãos são afetados. É uma doença autoimune crônica, rara, caracterizada por alterações degenerativas e formação de cicatrizes na pele, articulações e órgãos internos, além de anormalidades dos vasos sanguíneos.
0
0
A expressão “calçar os sapatos do outros” é uma ótima imagem para falar sobre empatia, que é a capacidade de justamente se colocar no lugar do outro. Vamos tomar por exemplo as doenças reumáticas, a fadiga é um sintoma bastante comum em pacientes com Lúpus ou Artrite Reumatoide. O menor esforço causa uma grande sensação de cansaço. Quem não exerce a sua empatia, pode tomar por preguiça. Não é! A fadiga é o que podemos chamar de sintoma invisível. Ao invés de julgar, ofereça seu apoio. Se você é cuidador ou familiar e tem dúvida sobre doenças reumáticas, escreva para gente!
0
0
Você já se perguntou devo marcar consulta com um ortopedista ou com um reumatologista? Vamos responder sua dúvida na live de hoje, às 19h, com Dra. Natália Spolidoro. Não perca! E se quiser ir se adiantando, comenta sua dúvida aqui!
0
0
Você tem o hábito de estalar os dedos? Primeiro vamos acabar com um mito, estalar os dedos não engrossa as articulações. O estalo se dá quando o líquido sinovial que fica nas articulações se movimenta e gera a formação de uma bolha de gás que estoura. Mas vale prestar uma atenção maior se o estalo for acompanhado de dor. Fique ligado amanhã teremos uma live no Instagram para falar sobre as dores do movimento e dores de traumas.